A Chave Móvel Digital pode ser ativa de 4 formas:
- Presencial - Num dos balcões dos Espaços Cidadão/Empresa, Serviços do Registo Criminal, Consulares, ou do Registo Nacional de Testamento Vital;
- Ativação com recurso ao Cartão de Cidadão e leitor de cartões - Além de ser necessário ter o leitor, é preciso o Código PIN de autenticação, fornecido com a carta no momento da entrega do Cartão de Cidadão;
- Ativação usando os dados de acesso ao Portal das Finanças - Permite pedir um pin temporário que é enviado por carta para a morada registada no Cartão de Cidadão. Após receção da carta, é possível ativar a Chave Móvel Digital;
- Clientes de televisão da Vodafone - A operadora disponibiliza na sua TV Box a APP Serviços Públicos, na qual é também possível ativar a Chave Móvel Digital.
Podes consultar todas as informações sobre o serviço (como pedir, como ativar, como recuperar acesso) no site https://www.autenticacao.gov.pt/chave-movel-digital/perguntas-frequentes.