Sim! A moey! é uma marca do Grupo Crédito Agrícola, formado pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo e por 75 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, um dos Grupos mais sólidos em Portugal.
O teu depósito está coberto pelo Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo (FGCAM), criado em 1987 pelo Decreto-Lei n.º 182/87, de 21 de Abril, com os limites e nos termos da lei.
O FGCAM garante até 100.000 euros por depositante e por instituição. Isto significa que todos os depósitos na mesma instituição de crédito são adicionados para efeitos da determinação do nível de cobertura. Se, por exemplo, fores titular numa única instituição de uma conta poupança com um saldo de 90 000 EUR e de uma conta de depósito à ordem com um saldo de 20 000 EUR, só serás reembolsado no montante de 100.000 EUR.
O FGCAM assegura o reembolso dos depósitos constituídos em qualquer das instituições que fazem parte do Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), que é formado pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL e pelo conjunto das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo suas associadas, sendo que cada uma delas é uma instituição de crédito autónoma e independente. O acionamento do FGCAM far-se-á em caso de revogação da autorização de qualquer dos seus participantes ou caso o SICAM não tenha possibilidades de assegurar o reembolso dos depósitos constituídos junto dos seus membros nas condições legais e contratuais aplicáveis. Assim, o teu depósito está coberto, numa primeira linha, pelo SICAM, garantia que acresce à que é fornecida pelo sistema de garantia de depósitos. Desta forma, a tua instituição de crédito faz parte de dois sistemas: um sistema de proteção cujos membros se apoiam mutuamente a fim de evitar situações de insolvência e reembolsam os depósitos dos seus congéneres que não possam cumprir as suas obrigações financeiras (SICAM) e um sistema de garantia de depósitos (FGCAM).
Para saberes mais, por favor consulta o Formulário de Informação ao Depositante.